Pesquisa
Últimas Postagens
Nota de Esclarecimento
Visitando Hospital Regional com Janaina Riva!
Sorteio de ingressos!
Leilão Virtual Solidário!
Conheça as atribuições do Vereador!
Vereador Brandão auxilia a IFMT de Sinop!
Gabinete Virtual ATUANTE!
Tarumãs em paz!
Deputado na Câmara!
Pôr do Sol Cultural!
Hospital Regional de Sinop!
Cultura no domingo!
Parceria de sucesso!
Esteja em contato com Vereador Brandão!
Obra do Corró em andamento!
IML de Sinop esta abandonado!
DEFESA DOS ARTISTAS LOCAIS!
Por uma cidade LIMPA!
S.O.S Tarumãs!
Pesar - Taciana Balth Jordão!
Mais efetivo da PRF para Sinop!
Só com educação, só pela educação!
MAIS UMA VITÓRIA - Assistentes Sociais!
Exemplo de Policial!!!
Lei do Trote Acadêmico não está sendo cumprida
Deu no Rd News!
“Corró” da delegacia será reformado com recursos da prefeitura
Parabéns Oraica!
Corró!!!
Seis hábitos que podem estragar seus dentes
Facebook enfrenta processo nos EUA por função de marcar fotos
5 cuidados para não perder seu dinheiro ao investir em franquias baratas
Lei autoriza microempreendedor a usar residência para sediar empresa
OAB oficia Anatel sobre franquia de internet fixa
Setor de serviços piora em abril e demite mais
Lote de teste da 'pílula do câncer' fica pronto
Novas formas de trabalho precisam de regulação, defendem especialistas
Gestores ainda têm resistência em contratar pessoas com deficiência no Brasil
UTI’s do Hospital Regional serão desmontadas amanhã
Eleições 2016: prazo para tirar título de eleitor se encerra em 4 de maio
Sancionado lei que libera a FOSFOETANOLAMINA!
Minha manifestação contra a corrupção!
Coalizão Não Fracking em Curitiba!
Visitando Instituto de Turismo de Curitiba!
Feira do Largo da Ordem em Curitiba!
Visita à Prefeitura de Curitiba!
Visita à FIEP!
Palestra sobre Corrupção!
Secretaria de Administração!
Vila Militar começa a sair do papel!
Decisão em grupo!
Trabalhos da CPI dos aluguéis!
CPI dos alugueis (13/01)
CPI dos aluguéis
Parabéns Pastores Presbiterianos!
CENA LAMENTÁVEL!
Matérias que apresentaremos hoje (30/11/2015)
Indicação pela vida!
Juiz determina que USP forneça 'pílula do câncer' a paciente de Sinop
Hospitais de SP vão testar a fosfoetanolamina em mil pacientes!
27 Novemb
Juiz determina que USP forneça 'pílula do câncer' a paciente de Sinop
 Publicado por Fernando Brandão em 27.11.2015 às 07:00

O juiz da 6ª Vara da Comarca de Sinop, Mirko Vincenzo Giannotte, determinou que a Universidade de São Paulo (USP) inclua um paciente na lista de testes para tratamento contra o câncer com fosfoetanolamina sintética.

Conforme a ação, o paciente foi diagnosticado com um nódulo no rim direito, no início deste ano. A indicação inicial era para cirurgia diante das características do câncer. Porém, após avaliações pré-operatórias, foram identificados problemas cardíacos, que impediram o paciente de ser submetido ao procedimento cirúrgico.

“Estende afirmando que “ao realizar as avaliações pré-operatórias necessárias ao procedimento, especificamente na avaliação cardiológica foram constatadas várias obstruções arteriais no coração” e, portanto, “impede a realização da cirurgia para retirada do nódulo no rim direito”, logo “a única alternativa do autor é aguardar enquanto se submete ao tratamento cardiológico até que seja possível realizar a cirurgia de retirada do nódulo do rim direito”.

Diante da situação, o paciente recorreu ao Judiciário para que seja incluso na lista de testes, pela USP, para o tratamento com fosfoetanolamina sintética. A liminar foi concedida pelo magistrado, que estabeleceu um prazo de 48 horas para o cumprimento, à partir da notificação.

“De acordo com os estudos analisados pelo Autor e seus familiares em relação a fosfoetanolamina sintética, trata-se da esperança para a saúde e vida do autor”, eis que há “inúmeros relatos de pessoas que alcançaram a cura e outras centenas que melhoraram a condição de vida após a utilização da fosfoetanolamina sintética”.

O juiz determinou ainda que a universidade forneça ao paciente a medicação por prazo indeterminado e em quantidade mensal suficiente que garanta o efetivo tratamento da doença. O magistrado destacou ainda que não será admitido atraso ou não cumprimento da ordem judicial. 

Pílula do câncer
A fosfoetanolamina é uma substância química produzida no organismo humano. Ela é indispensável para a vida humana. Dela se origina outra substância, a fosfatidiletanolamina, que está presente em todos os tecidos e órgãos humanos. A fosfatidiletanolamina é responsável por normalizar o metabolismo oxidativo, que gera energia no corpo. Esse processo fica prejudicado em células cancerosas. Em teoria, a ingestão do medicamento faria com que as células voltassem a trabalhar normalmente. Com isso, o câncer pararia de se desenvolver.

A fosfoetanolamina (produzida em laboratório) apresentou em testes propriedades antitumorais em células (in vitro) e em animais portadores de tumores. Já a natural não apresenta essas propriedades—ela para de funcionar, mas os pesquisadores ainda não sabem os motivos disso.

Os testes foram feitos em células humanas em laboratório, porém não em pessoas. Segundo o pesquisador Durvanei Maria, foram estudadas linhas celulares de tumores, como melanoma, pâncreas, renais, leucemias, entre outros.

O professor Durvanei Maria afirma que a fosfoetanolamina sintética inibiu a capacidade de multiplicação ou proliferação celular dos tumores. Isso foi feito a partir da morte celular programada– um efeito que pode ser visto, geralmente, na queda das folhas das árvores no outono.Os resultados foram obtidos por Maria em todos os modelos estudados (células de camundongos, ratos ou em células humanas).

Segundo a doutora Giovana Torrezan, medicamentos contra o câncer que estão em desenvolvimento atualmente não são como a quimioterapia, que mata todas as células que se dividem no corpo humano. Esses medicamentos em desenvolvimento são chamados de “drogas alvos” e só alteram as células tumorais.

Já a pílula de fosfoetanolamina reativa a morte celular programada, estimula o sistema imune a eliminar a célula do tumor e pode impedir o desenvolvimento de vários outros tumores. “Mas ainda não se sabe quais seriam seus efeitos colaterais", explica.

As pesquisas comprovam que a fosfoetanolamina não altera as propriedades dos remédios usados durante a quimioterapia. Além disso, ela também é capaz de aumentar a probabilidade de sobrevida e diminuir significativamente os efeitos colaterais.

Assim, a fosfoetanolamina não serve como substituto da quimioterapia. Na realidade, a associação dos dois medicamentos e de outros tratamentos talvez possa ajudar no combate ao câncer.

De acordo com Roberto Ferreira, farmacêutico e bioquímico com doutorado em oncologia, a substância já passou por ensaios pré-clínicos e apresentou bons resultados. No entanto, a cada etapa do processo de estudo de um potencial candidato a medicamento, muitas moléculas que eram promissoras são abandonadas por perda de atividade ou na avaliação de riscos e benefícios.

“A fosfoetanolamina já passou por duas importantes etapas, mas a história nos mostra que não há garantias que mantenha a atividade em humanos e que não haja riscos, ou interações importantes com outros medicamentos que o paciente esteja utilizando”, avisou Ferreira.

 

Por: Site Nova Edição


E-mail: